A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

"A revolta nasce do espetáculo da desrazão diante de uma condição injusta e incompreensível". Albert Camus

sábado, outubro 17, 2009

À MINHA AMIGA MAITÊ PROÊNÇA

Cara e “bem-humorada” Maitê,

Acabei de ver o teu vídeo a pedir desculpa aos portugas!! E não resisti em publicar esta pequena "sátira" em resposta ao seu "bom humor"...

Tudo jóia miúda.. já vi que és uma garota "légál" e brincalhona, por isso, sei que não levas a mal se te tratar por tu...já somos amigos!!
Sabes que há uns anos atrás, quando te vi pela primeira vez, soube logo que tu tinhas dois avôs portugueses!! Essa tua beleza tinha de vir de algum lado né?
Neste momento sinto-me envergonhado de nós (portugas) termos ficado tão ofendidos com aquele documentário!! Afinal de contas, o pessoal brasuca é show de bola... é sempre em festa!! Qual é o problema de um grupo de brasileiras brincarem e gozarem com "gajos" como o Camões e o Vasco da Gama, ou Fernando Pessoa, escarrar para um lago de um Mosteiro que é património mundial, deitar abaixo um empregado de hotel que não sabia resolver uma avaria no computador, que pelo que entendi, tu também não sabias resolver... qual é o stress? Na boa, tudo "légál", show de bola garota...
Sabes o que me lembrei??? E que até deveria ser "légál pra burro", a malta combinar um encontro aí no Brasil, tu falavas com esse teu amigo “camera man” e fazíamos o seguinte: Eu levo , por exemplo o Rui de Carvalho ou o Joaquim de Almeida (não sei se conheces algum deles, mas também não é importante) e aí no Brasil a malta fazia um filme caseiro (nada de pensamentos perversos) com o seguinte guião:
1º Filmamos o Rui ou o Joaquim a mijar para os pés do Cristo Redentor e a fazer um V de Vitória como que a afirmar : "estou a urinar para os teus pés e não podes fechar os braços para me impedir... estás a ver quem manda ó 7ª maravilha do mundo??!!!"

2º Outra imagem era esse actor num restaurante a fazer o seguinte pedido: "Oh garçon, arranja-me aí uma dose de Presidente recheado com arroz de coentros (caso não tenhas entendido, o que o nosso actor queria era comer Lulas recheadas)..."


3º Também era "légál", o Rui ou o Joaquim, gozar um bocado com a vossa história, mas…pensado melhor, infelizmente... isso não vai dar, porque não é fácil encontrá-la... Espera lá! Já sei... arranjamos um barco e o Joaquim veste-se de conquistador Português a desembarcar no posto 9 em Ipanema gritando o seguinte: "quem sois vós minhas popuzudas de fio dental?? e vós seus boiólas de sunga?? Que estais a fazer assim vestidos na terra que eu descobri??? ide-vos vestir e de seguida ide trabalhar para os campos a apanhar cana de açúcar que é para isso que vocês servem!! (esta é show, não é Maitê?


4º Para acabar, um dos actores convidado, faz um discurso em frente da estátua do Pélé a dizer: "sabem para que é que este "preto" era bom?? para limpar os escarros que os vigaristas e as oferecidas brasucas mandam para os lagos dos nossos mosteiros lá em Portugal!"

Vôcê curtiu a ideia Maitê??? Pensei que seria falta de respeito e de educação fazer uma coisa deste género de um país que não é o meu, mas afinal, é uma coisa normal como tu dizes.. é brincadeira.. isto há brincadeiras do carago (como se diz no norte cá da terra)!
Ah é verdade... muito importante...Depois vendemos o filme à rede Globo e eles transmitem isto em horário nobre...com aquele cenário tipo "bordel", com você sentada e as suas amigas, com aquela vulgaridade própria de casas desse tipo... Aposto que o Brasil vai ficar inundado em lágrimas de tanto rir!! Afinal de contas como tu disseste, o povo brasileiro, é muito brincalhão! De certeza que vai aceitar que um "manézinho" vá aí à tua terra gozar com a tua pátria e com a tua gente!!
Um beijo pá..

E aparece mais vezes cá em Portugal. Tenho uma brincadeira que adorava fazer contigo, mas não te conto agora...Ok??!!... Pronto está bem... eu conto... era esfregar três pasteis de nata (daqueles que tu comeste) num sitio que eu cá sei!! Deve ser mesmo... o teu género de brincadeira... afinal de contas tu és tão bem humorada! É verdade, já agora, traz as tuas amigas do programa porque há pasteis para todas!! Não tenhas qualquer “grilo” em vires, nós temos 9 séculos de história, descobrimos meio mundo e ensinámo-lo a falar, a ser gente bem-humorada e por outro lado, deixaste cá alguns amantes, ou pseudo amantes que farão com toda a certeza, a defesa do teu “bom humor”.

Beijos pá !!!

Nota: Usei o nome dois actores portugueses sem qualquer desrespeito às suas pessoas, antes pelo contrário, são figuras públicas do nosso país daí serem as pessoas exactas para ironizar esta situação.
Outra chamada de atenção que quero fazer, será o facto de usar a expressão "preto" no ponto 4º. não tem qualquer intenção racial subjacente ...é apenas uma forma de ironizar a displicência com que Maitê trata de alguns temas. Longe de mim querer magoar qualquer tipo de "raça"...e coloco raça entre "aspas", porque para mim não existe a raça humana, mas sim, "a espécie humana".






Manuel Bancaleiro